O processo de implantação do sistema AGHUse teve início em duas importantes unidades da rede estadual de saúde da Paraíba, marcando mais um avanço na informatização dos serviços assistenciais.
No dia 07 de julho de 2025, a implantação começou no Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga, com a realização do cadastro dos servidores e o início do uso prático do sistema no Ambulatório, onde os profissionais passaram a manusear diretamente a nova ferramenta digital. Já no dia 11 de julho, foi a vez do Hospital da Mulher e Maternidade Frei Damião dar início à sua fase de implantação, também com o cadastro dos profissionais da unidade e preparação das equipes para o uso do AGHUse.
A implantação está sendo conduzida de forma gradual e assistida, com o suporte técnico necessário para garantir a adaptação dos profissionais e a integração eficiente do sistema às rotinas das unidades.
“A iniciativa integra o Projeto Conecta SUS, cujo propósito central é modernizar e integrar os processos de atenção e gestão em saúde, por meio de sistemas que asseguram mais eficiência, rastreabilidade das informações e segurança dos dados assistenciais. No contexto da Paraíba, essa ação tem se consolidado como um marco na qualificação dos fluxos hospitalares e na informatização de serviços essenciais voltados à saúde da mulher.” (Livian Carvalho)
O processo de implantação tem envolvido etapas estratégicas como o mapeamento de fluxos de trabalho, capacitação das equipes e suporte técnico presencial e remoto. Um dos grandes diferenciais da experiência tem sido a forte mobilização das equipes locais para absorver a nova cultura digital, promovendo práticas mais integradas e alinhadas às políticas nacionais de saúde digital.
“Essa experiência reafirma a convicção de que a transformação digital na saúde só é possível por meio de uma atuação colaborativa, atenta às especificidades locais e comprometida com a missão pública de oferecer um cuidado mais resolutivo, eficiente e humanizado. Participar como mentora desse processo tem sido uma vivência profundamente enriquecedora, que reforça o papel da inovação e do trabalho em rede como caminhos essenciais para o fortalecimento do SUS.” (Livian Carvalho)
Com essa iniciativa, o Governo do Estado reforça o compromisso com a modernização da saúde pública, promovendo mais agilidade, segurança e qualidade nos atendimentos à população.



