A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) por meio da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), lançou, oficialmente, a ferramenta digital “Inteligência de Segurança da Informação e Acesso – IA aplicada à Saúde”, voltada para esclarecer dúvidas, agilizar atendimentos e garantir maior conformidade com a LGPD no âmbito da saúde pública do Estado. A nova solução está disponível para consulta por profissionais da saúde e gestores no link https://portal.aghuse.ses.pb.gov.br/lgpd/.
A iniciativa integra tecnologia de inteligência artificial à rotina de segurança da informação e acesso aos dados no ambiente da saúde pública. O setor de saúde lida diariamente com informações altamente sensíveis — prontuários, exames, históricos clínicos —, o que exige rigoroso cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados.
Como aponta o Ministério da Saúde, o tratamento de dados de saúde exige conformidade com a LGPD, com gestão adequada de credenciais, acesso limitado e outras medidas de segurança. Com a iniciativa da SES-PB, as unidades de saúde da Paraíba terão um instrumento de consulta pública e sistemática, o que reduz riscos de descumprimento da lei, vazamentos ou falhas nos processos de tratamento de dados.

