A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), realizou, na quinta-feira (23) e sexta-feira (24), no auditório do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), em João Pessoa, a abertura do 2º Simpósio Estadual de Saúde Digital.
Além de apresentar os resultados da implantação do SUS Digital e do Projeto ConectaSUSPB, o simpósio destacou conquistas significativas em infraestrutura tecnológica, integração de sistemas, telessaúde e inteligência em saúde. O encontro também visou fortalecer o debate técnico sobre os avanços, desafios e oportunidades da transformação digital no SUS, promovendo a articulação entre gestores, profissionais e instituições, e estimulando o compartilhamento de experiências e a criação de redes colaborativas em todo o território paraibano.
A presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), Soraya Galdino, ressaltou a importância da iniciativa para fortalecer a gestão em saúde nos municípios e ampliar a integração das redes de atenção. “A transformação digital na saúde é uma realidade e a Paraíba vem se destacando nesse processo. A iniciativa da SES vai ajudar a gestão local nos municípios e vai aproximar ainda mais os serviços da população”, afirmou.
Também participaram da abertura a secretária executiva de Modernização e Transformação Digital da Paraíba, Jacqueline Gusmão e o assessor da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas da Codata, Marcelo Ramos, que, na ocasião, representou a instituição, além de gestores estaduais e municipais de saúde, profissionais das redes de Atenção Primária, Média e Alta Complexidade, técnicos das áreas de Tecnologia da Informação, Planejamento e Regulação, pesquisadores, docentes e estudantes da área de Ciência de Dados, entre outros segmentos.
A programação do simpósio esteve estruturada em quatro eixos temáticos, que refletiram a amplitude e a importância da agenda de inovação em saúde no estado. Foram eles: Impacto da Saúde Digital na Paraíba; Avanços e Desafios Tecnológicos; Governança e Sustentabilidade Digital; e Telessaúde e o Cuidado Especializado.
Notícia na íntegra:






